Superação e apoio: Mesmo com residência atingida pelas águas, atleta mantém treinamentos.

Para a destemida e apaixonada pelo ciclismo Thamyris Silva, não há nenhum desafio que não possa ser superado.

Por Natália Soares, para o portal Acre Pedal.

Para ajudar filha, pai de Thamyris carrega bicicleta da atleta em meio às águas. Foto: Arquivo pessoal da ciclista.

No início deste mês as águas do Rio Acre avançaram sobre a capital do estado, Rio Branco, resultando em uma das piores enchentes já registradas na região. Segundo dados do Departamento de Defesa Civil do Acre, essa inundação já é considerada a segunda maior da história de Rio Branco, perdendo apenas para o evento devastador de 2015.


Mesmo com todo este cenário, a ciclista Thamyris Silva de Andrade, uma jovem de 23 anos e estudante do curso técnico em enfermagem, luta para continuar sua rotina de treinamento no ciclismo. O que começou como um simples incentivo de seu ex-namorado, que já era um praticante experiente do esporte, transformou-se em uma jornada de superação pessoal e conquistas.

 

Início da carreira

Thamyris ingressou no ciclismo em 2021 e logo ela se viu imersa em uma nova rotina de treinos, alimentação saudável e determinação. “Uma das mudanças foi a minha rotina, ter alimentação saudável, eu comecei uma disciplina de treinar certinho e ter mais responsabilidade com meus treinos. A alimentação foi difícil porque eu não tinha isso antes”, compartilha Thamyris.

 

Após um ano de dedicação ao esporte, Thamyris deu seus primeiros passos nas competições em 2022. Sua determinação e comprometimento rapidamente trouxeram resultados positivos. A maior conquista até agora para a ciclista foi garantir um lugar na equipe representativa do Acre na Copa Norte e Nordeste. “Eu e duas meninas passamos na seletiva e fomos representar o estado do Acre em Porto velho. Foram 3 dias de provas entre as melhores da região norte e nordeste, não conseguimos trazer uma medalha, mas foi uma experiência maravilhosa!”, conta Thamyris. Além disso, a atleta chegou a conquistar o 4° lugar no Ranking de 2023 no ciclismo de Estrada.

 

Nas competições, Thamyris vê seus oponentes não apenas como adversários, mas como colegas atletas compartilhando o mesmo objetivo: alcançar o melhor desempenho possível. 


Para melhorar seu condicionamento, Thamyris participa do tradicional Pelotão "Contorno das BRs". Foto: Divulgação.


Apoio da família durante inundações

No entanto, sua jornada no ciclismo não foi sem desafios pessoais. Durante a recente enchente no Acre, Thamyris teve sua casa afetada e precisou realizar mudanças rápidas. “Graças a Deus não perdi nada, tirei tudo a tempo, mas já faz dois anos que essa enchente acontece. É um sufoco muito grande em ver nossas casas sendo invadidas pelas águas do rio”, comenta Thamyris. A atleta precisou se mudar para a casa da tia, onde a mesma lhe oferece apoio material e emocional. “Quem tem uma família unida, tem privilégio! Agradeço muito a Deus pela minha família”, disse Thamyris.

 

Para não ser afetada em seus treinos, Thamyris precisou realizar adaptações.“Foi muito difícil nesses dias de enchentes, mas eu consegui sim, com a ajuda do meu pai, adaptar meus treinos para não perder um dia”, conta a ciclista.


Pai de Thamyris carregando bicicleta da atleta em enchente. Foto: Arquivo pessoal da ciclista.


Apesar das dificuldades, ela permanece focada em sua preparação para a primeira etapa do campeonato estadual, determinada a representar com excelência sua equipe Team Honda.

 

Expectativas para a temporada

Olhando para o futuro, Thamyris nutre expectativas elevadas para a temporada de 2024 que acontece agora a partir do próximo dia 17. Com um compromisso renovado com o esporte e o apoio da equipe Team Honda, ela está determinada a dar o seu melhor em cada pedalada e a conquistar novos patamares em sua jornada em sua carreira.

 

Thamyris é mais um exemplo de resiliência e determinação dos atletas acreanos, inspirando não apenas na pista, mas também fora dela. E neste mês de março, dedicado às mulheres, a atleta é símbolo de motivação para todas as mulheres que estão iniciando no esporte, as que já praticam o ciclismo ou ainda, para aquelas que precisam superar qualquer desafio na vida.

 

Thamyris segue firme com sua rotina de treinamento. Foto: Divulgação.

“Somos fortes, guerreiras e poderosas, nunca desista dos seus objetivos mulheres, pois somos capazes de conquistar tudo!”, diz Thamyris.

 

O compromisso e a garra da ciclista em busca da excelência e sua paixão pelo ciclismo são um testemunho do potencial ilimitado dessa nova geração de jovens talentos que o ciclismo acreano vem produzindo, fruto de um trabalho que começou há décadas e hoje, novos talentos surgem para competir e conquistar títulos no cenário local e nacional.


Por Acre Pedal - o portal do ciclismo acreano.



Postagem Anterior Próxima Postagem