Ciclista acreano segue viagem com destino a Maringá-PR, onde participará do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada 2023.

Danilo Silva embarcou na companhia de seu pai, na noite desta quinta-feira (6) e será único representando do Acre na competição.

Por Sávio Freitas

Danilo Silva e companheiros de equipe em competição no estado de Rondônia. Foto: Reprodução.

Entre os dias 10 a 16 de abril de 2023, na cidade de Maringá, estado do Paraná (PR), será realizado o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista e Estrada – Categorias de Base 2023. Atletas de diversos estados brasileiros vão disputar a competição nas categorias Infantojuvenil, Juvenil, Júnior, Masculino e Feminino.


As provas de Pista serão realizadas no Velódromo Municipal de Maringá e as provas de Estrada, no Bosque II – Av. Nóbrega – Zona 04.


Para participar da competição os atletas precisam estar filiados à Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), ano de 2023. A filiação é feita por meio da Federação de Ciclismo dos estados, responsável por legalizar situação dos atletas junto a CBC.


Se o ciclista não estiver com sua filiação regular, ele deve entrar em contato com a Federação do seu estado e dar entrada nos procedimentos necessários para filiação.


Representante do Acre

Devidamente filiado e com inscrição já confirmada, Danilo Silva, 14, ciclista da Equipe Team Pinto, embarcou na noite desta quinta-feira (6) para a cidade de Maringá-PR e será o representante do Acre na competição nacional.


Em 2022, o atleta conquistou duas medalhas nos JEB's (Jogos Escolares Brasileiros) e foi segundo colocado na Copa Norte/Nordeste, na categoria Infantojuvenil. Este ano o ciclista participará do Campeonato Brasileirode Estrada 2023 na Categoria Juvenil.

Danilo vem despontando como um dos principais ciclistas da categoria Juvenil no Acre. Foto: Reprodução.


Com uma rotina intensa de treinos e preparação exclusiva para a competição, Danilo afirma que se sente bastante confiante em um resultado positivo para ele, para sua equipe e para o Acre. “Treinei muito e espero trazer bons resultados assim como nos jogos escolares” destaca.


De família com tradição no esporte, o ciclista recebe o apoio e suporte necessário para manter sua rotina de treinamento.


“Tive a oportunidade de levar vários meninos, como o Maikon, Alatrach e Júnior, meu filho mais velho, que também já participou do brasileiro... hoje me sinto honrado em estar levando o Danilo - meu caçula - para esse evento tão importante no qual se encontra a "nata" do ciclismo Brasileiro, em uma competição onde estão os melhores do Brasil. Danilo está muito focado, treinou certinho e está com sede de trazer esse título de campeão brasileiro para o Acre”, comenta o senhor Daniel Vaz, pai do ciclista.


Além disso, Danilo também ressaltou que teve ajuda dos companheiros de sua equipe – Team Pinto – que o ajudaram com treinos e também, com os parceiros comerciais que dão suporte necessário à equipe e atletas.


O atleta aproveitou para agradecer os parceiros Posto aviário, Hotel Guapindáia, Temper vidros, 220v Energy Drink, Minerale, Elite Conveniência e Box Bier Conveniência.



Predestinado

Em 2010, com apenas um (1) ano, Danilo foi clicado, ao lado de sua mãe – Socorro Silva – equilibrando-se em uma bicicleta de Estrada. A imagem foi veiculada no Orkut (antiga rede social, semelhante ao Facebook) de seu irmão e, na época ciclista – Daniel Jr, e utilizada na coluna “Foto da Semana” para o Jornal  “O Pedal”, informativo semanal voltado para o ciclismo acreano que, em 2023, deu origem ao portal Acre Pedal.


No topo da foto havia a frase – “Pode ser o futuro do ciclismo acreano! Nunca se sabe!”


A profecia vem se revelando verdadeira. De fato, Danilo cresceu e, após 13 anos, vem se destacando cada vez mais nas competições estaduais e nacionais, seguindo os passos de seu irmão e apoiador Daniel Jr, campeão acreano de ciclismo em 2010 e também de sua mãe e seu pai, que também foi ciclista.


Danilo representa a terceira geração de ciclistas da família e é o único atleta acreano a participar da competição nacional na edição 2023.


Por Acre Pedal

Postagem Anterior Próxima Postagem