Competições de Estrada e Montain Bike iniciam no dia 05 de março em tradicional circuito montado na Av. Amadeu Barbosa.
Por Sávio Freitas
![]() |
Grupo Galos da Madrugada após treino em preparação para as competições. Foto: Reprodução. |
A Federação Acreana de Ciclismo, por meio do seu presidente Tuxaua Marques, divulgou, no início deste mês, o Calendário das competições que fazem parte do estadual de ciclismo para a temporada 2023, nas categorias Speed/Estrada (Velocidade) e MTB/BTT (Montain Bike e/ou Bikes Todo Terreno).
Em entrevista à redação do Acre Pedal, Tuxaua destaca que o lançamento do calendário é de fundamental importância para que as equipes e atletas em geral possam se programar em relação aos seus treinos e demais atividades. Além das provas do campeonato estadual há ainda outras competições tradicionais que, posteriormente, também serão divulgadas as datas prováveis, sempre levando em consideração as competições nacionais homologadas pela CBC - Confederação Brasileira de Ciclismo - na qual, os atletas mais bem pontuados garantem a participação.
Na categoria Estrada/Velocidade, a primeira prova será realizada em um circuito montado na Avenida Amadeu Barbosa, no dia 05 de março de 2023. Na categoria MTB - Montain Bike, o campeonato iniciará no dia 09 de abril, na trilha do Ramal do Padeiro, localizada no município do Quinari - Senador Guiomard.
Ainda, segundo o presidente da FAC - Federação Acreana de Ciclismo, a expectativa para a temporada 2023 é bastante grande. Ele afirma que os atletas estão com uma boa carga de treino, bastante competitivos e ansiosos com o início das competições do calendário anual.
Diversas equipes já estão realizando treinamentos específicos e as disputam serão bem acirradas. Dentre as principais equipes temos a Team Honda, Mega Giro, Team Pinto, Pedal Power, Team Casa Araújo, Team Serven, Lobos da Fronteira, Unibike, Equipe Cachorro Louco, Pebas Bikes, dentre outros. Além dos grupos organizados, há ainda os atletas que competem de maneira independente, sem fazer parte de equipes.
O início do campeonato é sempre um momento bastante esperado para os atletas. É o início oficial das competições e a hora de mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido diariamente com os treinamentos.
O campeonato estadual será dividido em 10 etapas distintas, sendo 5 etapas para cada modalidade. Uma outra novidade é que a seletiva para a Copa Norte/Nordeste será feita de maneira separada do campeonato. Os atletas poderão participar do estadual na categorias que desejarem e, posteriormente, entre os dias 1º e 2 de julho, participarão da seletiva competindo nas categorias que se inscreveram junto à CBC, respeitando o limite de idade ou critério técnico estabelecido.
A Copa Norte/Nordeste de ciclismo de 2023 será realizada no estado vizinho de Rondônia. Essa proximidade e maior facilidade de acesso contribuirá com o aumento da competitividade entre os atletas que vão disputar as vagas disponíveis.
Clique aqui e veja o calendário completo!
Agora é aguardar o início das competições e acompanhar o show proporcionados pelos atletas do ciclismo acreano. Que vença o melhor!
Redação Acre Pedal