Carlos Eduardo vence na Júnior e assume liderança do estadual de ciclismo.

Ciclista da equipe Team Honda abriu uma fuga logo na primeira volta e imprimiu ritmo forte durante toda a competição.


Por Sávio Freitas, para o Acre Pedal.


Ciclista abriu vantagem logo no início e pedalou sozinho durante toda prova. Foto: Divulgação.

A primeira semana após a abertura do estadual de ciclismo acreano segue agitada. A ansiedade e o nervosismo dos atletas que aguardavam com grande entusiasmo o início da temporada 2024, deu lugar à agitação nos bastidores.

 

A partir de agora, com a classificação e ranking dos ciclistas, surgem novos planejamentos e expectativas. Para as equipes e atletas vencedores, o clima ainda é de festa, para outros, o momento é de rever estratégias e treinamentos e refazer os planos para tentar se recuperar nas próximas etapas.

 

Destaques: Danilo Vaz/RBR Racing vai disputar o Giro do Interior em São Paulo.


Na categoria Júnior masculino, o ciclista Carlos Eduardo, da Equipe Team Honda, mostrou que vem forte para a temporada. Carinhosamente conhecido como "Leite Ninho", Carlos não apenas conquistou a vitória, mas mostrou que vem preparado e com vontade de vencer.

 

"Para mim, essa primeira etapa foi muito importante", afirmou ele. "Pude ver o nível dos outros competidores e também identificar áreas para melhoria, visando conquistar resultados ainda melhores."

 

Pódio da categoria Júnior masculino. Foto: Leandro Frota.

Pódio Categoria Júnior Masculino:


1º Carlos Eduardo - Equipe Team Honda

2º Emanoel Alves Lira - Equipe Viking

3º Vinícius de Oliveira - Team Casa Araújo

4º Danilo Silva de Moraes - 

5º Jorge Wesley Oliveira (Hulk)


Mulheres no ciclismo: Nossa meta para 2024 é o Acre Race, afirma Liliane Amaral, líder da equipe Cachorro Louco.


Já na primeira volta da competição o ciclista atacou, abrindo uma fuga e mantendo-se na liderança da prova do início até a chegada. Nem mesmo o vento forte que soprava foi capaz de intimidar o ciclista.

 

Fugas são uma constante em provas de ciclismo. Muitos atletas tentam se desgarrar do grupo principal e seguir como se diz, com o “vento na cara”. Contudo, essa atitude exige um gasto energético e um esforço tremendo.


Confira o calendário Estadual de Ciclismo 2024. Clique Aqui! 


Um ciclista que pedala em grupo pode economizar cerca de 40% de energia, se comparado ao ciclista que segue na dianteira do “pelotão” ou isolado dos demais. “Andar na roda”, ou seja, estar protegido por um ciclista ou grupo que vai à frente é sempre uma maneira de economizar energia para momentos decisivos da prova.


Ciclismo nas escolas: FADE - Federação Acreana de Desporto - terá Felipe Mendes como consultor de ciclismo.

 

Geralmente as fugas de ciclistas isolados são neutralizadas pelo “pelotão principal” - grupo de ciclistas que segue unido e se revezando na dianteira - As chances do ciclista ser alcançado quando o mesmo abre uma fuga, logo no início da competição, são ainda maiores. Contrariando essa possibilidade, Carlos Eduardo atacou logo na primeira volta e conseguiu chegar isolado à linha de chegada, sem chance para seus adversários. Foi uma bela demonstração de coragem, condicionamento e autocontrole.

 

Abertura do Estadual de Ciclismo de Estrada, temporada 2024, realizado na Amadeo Barbosa. Foto: Leandro Frota.


Veja ainda: Master A: Júnior Ramos domina e vence primeira etapa de ciclismo na Amadeo Barbosa.


Carlos destacou que vento forte foi um dos principais desafios enfrentados durante a prova. "O vento estava muito forte e eu estava sozinho, então não podia deixar cair o ritmo", explicou. Sua determinação e habilidade de manter um ritmo constante foram cruciais para manter a fuga e garantir a vitória com boa vantagem.

 

Essa vitória não foi resultado de um esforço isolado. Carlos compartilhou os frutos de um treinamento dedicado e estratégico. "O preparo para essa prova não vem de hoje", disse ele. "Já venho me testando em outras provas fora do estado e a estratégia que usei foi botar um ritmo constante para que os adversários não encostassem."

 

Com uma visão clara de seus objetivos futuros, Carlos revelou seu desejo de se destacar em corridas fora do estado. "Meu foco principal é conquistar corridas fora", afirmou ele. "Quero manter esse ritmo nas próximas etapas, sempre treinando duro."


Clique aqui e confira o regulamento completo de Estrada/2024.

 

Carlos destaca apoio da família, amigos e equipe. Foto: Leandro Frota.


Municípios: Alto Acre na disputa do Estadual de Ciclismo 2024.


Ao agradecer seus parceiros de equipe e seus mentores, Carlos demonstrou gratidão pela rede de apoio que o impulsiona em direção ao sucesso. "Gostaria de agradecer aos meus parceiros de treino da equipe Honda, em especial ao Maurinho, ao amigo Endril Lima/Mega Giro, e ao capitão Antônio Frota/Team Honda."

 

Já fez sua filiação? Clique aqui e faça agora!


Wellington Thomazini (Thon), um dos líderes da equipe Team Honda afirma que Carlos é um “menino” promissor e que tem muito futuro. "Ele tem amplo apoio da família, que é um diferencial importantíssimo, e da equipe Team Honda, pois é um “menino” humilde e focado", complementa.

 

Thon afirma que o trabalho maior da equipe é prestar o apoio necessário que a atleta precisa para continuar avançando e conquistando seus objetivos. “Nós sempre nos referimos ao time como uma família e tentamos motivar, ajudar e incentivar essa moçada a seguir firme. O esporte tem essa capacidade de trabalhar o desenvolvimento do atleta e da pessoa e para nós, isso é muito importante.”

 

Com a vitória na abertura do estadual de ciclismo acreano, Carlos Eduardo assume a liderança do campeonato e atrai os olhares dos seus rivais. A responsabilidade só aumenta e as próximas etapas, no decorrer do calendário, vão, de fato, revelar quem vai conquistar o titulo de Campeão Estadual.

 

Por Acre Pedal – O portal do ciclismo acreano


Veja as fotos de Leandro Frota no Foco Radical!

Veja também: Lázaro Cavalcante vence 1ª etapa do Estadual no sprint final.

Postagem Anterior Próxima Postagem