Por influência e apoio do pai, atleta iniciou no ciclismo muito cedo e agora, começa a colher os frutos de seu esforço e dedicação.
Por Marcelo Miguel, para o portal Acre Pedal.
![]() |
2ª Etapa do Campeonato Estadual de Rondônia na cidade de Nova Mamoré. Foto: Divulgação. |
O início da jornada
A jornada de Alanis Victoria Lourdes Ribeiro no ciclismo está se tornando cada vez mais notável, não apenas no Acre, mas também no estado vizinho de Rondônia, local de nascimento da atleta de apenas 16 anos. Alanis vem conquistando pódios e melhorando suas posições a cada competição. Em uma entrevista exclusiva ao portal Acre Pedal, Alanis compartilhou alguns momentos de sua trajetória e como se apaixonou pelo ciclismo, inspirada por seu pai, como ela mesma afirma:
"Comecei em 2022, vendo meu pai competir. Ele me inspirou a começar no ciclismo também, então em 2023 eu conheci o ciclismo de estrada e me apaixonei" afirma Lourdes.
![]() |
Lourdes Victoria no início de sua trajetória no ciclismo, em maio de 2019. Foto: Arquivo pessoal da família. |
Os Primeiros Passos Rumo ao Sucesso
A paixão pelo ciclismo nasceu em casa, relata Alanis. Como diz o ditado popular "filho de peixe, peixinho é", e assim foi com Alanis ao testemunhar seu pai, Gilbert Ribeiro, ganhar competições pela equipe Viking Cycling Team, da qual ele é líder e fundador, proporcionando o ponto de partida para a carreira de Alanis. Gilbert tornou-se seu treinador, transformando os passeios que costumavam fazer por lazer em treinos focados no desempenho e preparação para as competições. Alanis enfatiza a importância desse apoio:
"Ver meu pai praticando esse esporte e sendo campeão estadual me incentivou bastante! Eu não tinha escolha senão começar a pedalar também e me aventurar nessa jornada do ciclismo", comenta a atleta.
![]() |
Alanis Victoria e seu pai e treinador, Gilbert Ribeiro. Momento de início no MTB em 2022. Foto: Arquivo pessoal da ciclista. |
A jovem destaca as experiências enriquecedoras e os benefícios que tem colhido em todas as áreas de sua vida desde o início de sua carreira. Graças aos campeonatos que tem participado, Alanis já teve a oportunidade de conhecer diversos estados e competiu nos Jogos da Juventude em Ribeirão Preto-SP, conquistando o 5º lugar em sua estreia neste campeonato disputado que reúne atletas de todo o Brasil.
Alanis também tem conquistado pódios em campeonatos da região de Rondônia e outros estados do Norte e Nordeste, como a Copa Norte/Nordeste de 2023, na qual competiu na categoria Júnior e tem ambições de alcançar grandes resultados no futuro. Sua postura disciplinada e mentalidade de atleta determinada a fazem buscar resultados com muita garra, mostrando uma maturidade esportiva que vai além da maioria dos adolescentes de sua idade.
"A experiência mais marcante que tive foi competir na Copa Norte/Nordeste de Ciclismo. Foi uma experiência incrível competir com tantas meninas da minha idade e de outros estados! Os Jogos da Juventude também foram outra experiência excepcional. Agora, em 2024, estou determinada a buscar mais conquistas, estou focada em alcançar a vitória", completa.
![]() |
Ao lado do pai, atleta enfrenta intensa rotina de treinamentos. Foto: Arquivo pessoal. |
Temporada de 2024: Foco e Determinação
Com o foco e treinamento dedicados aos campeonatos desta temporada, Alanis vem se preparando ao máximo com seu pai e treinador da equipe Viking Cycling Team. Apesar de ser uma equipe relativamente nova, já conquistou diversos títulos importantes nos principais campeonatos da região norte e nordeste, como na categoria Master A e Elite Feminina em 2023. Para a temporada de 2024, a equipe conta com um total de 27 atletas e se mostra como um forte adversário para seus rivais. Alanis está determinada a alcançar seus objetivos para esta temporada e não está para brincadeira nos próximos campeonatos.
"Estou começando 2024 com foco total e já conquistei o 2º e 3º lugares na categoria Júnior no campeonato estadual de Rondônia. Em 2023, conquistei alguns pódios na categoria elite no Acre", destaca Alanis.
![]() |
1ª Etapa do Estadual de Estrada/Speed, em Porto Velho-RO. Foto: Divulgação. |
Alanis também afirma que em 2024 pretende participar novamente da Copa Norte/Nordeste, dos Jogos da Juventude, do Campeonato Acreano na categoria Elite e do estadual Rondoniense na categoria Júnior Feminino. Toda essa experiência servirá como base e preparação para sua participação no Campeonato Brasileiro de 2025, no qual a atleta pretende competir.
Enfrentando Desafios e Alcançando Metas
Essa mentalidade e determinação fazem de Alanis uma atleta promissora com grandes chances de vitória, colocando o ciclismo dos estados do norte como adversários fortes e de destaque no cenário nacional. Os desafios que ela enfrenta são vistos com leveza e grande entusiasmo, com o apoio constante de sua família, emocional e financeiro. Além disso, contam com o apoio dos patrocinadores, especialmente para eventos com grandes distâncias, como o Campeonato Brasileiro.
"O maior desafio que enfrento hoje é poder competir no Campeonato Brasileiro. Sabemos das dificuldades logísticas, de hospedagem, alimentação! Estou batalhando para conseguir patrocínios para o próximo ano, estou esperançosa de que vou conseguir".
![]() |
2ª Etapa do Estadual de Estrada/Speed, em Nova Mamoré-RO. Foto: Divulgação. |
Gratidão e Determinação
Alanis encontra refúgio em sua família e é grata pelo esforço de seus pais, que sempre a incentivaram no esporte.
"Quero agradecer sempre ao meu pai, que se esforça ao máximo para me proporcionar o melhor. Agradeço à minha mãe, que me apoia e está sempre ao meu lado. Ela é psicóloga e me ajuda muito com o nervosismo antes das corridas. E agradeço sempre a Deus por me proteger e me dar oportunidades incríveis na vida".
A trajetória dessa jovem atleta mostra como o ciclismo esportivo no Acre está transformando vidas e construindo um Acre. Alanis é um exemplo da força e expressão dessa juventude da região norte. Ela resume sua vida no esporte em uma palavra:
"Acho que o sentimento que eu tenho é de
determinação e superação. E a palavra que resume é felicidade".
Por Acre Pedal – o portal do ciclismo acreano.