AFAC organiza Cicleata em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo

O evento, livre e gratuito, será realizado neste sábado (15) e terá concentração na Praça da Revolução.

Por Sávio Freitas - com informações da AFAC

A Cicleata é livre e gratuita. Todos podem participar e não há necessidade de realizar inscrição. Foto: Divulgação/AFAC. 

O Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo - 2 de abril - foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

Transtorno do Espectro Autista

O TEA, que é um Distúrbio do Neurodesenvolvimento, se caracteriza por Déficits na comunicação e interação social e nos padrões restritos e repetitivos de comportamento e interesses.

Esses sintomas estão presentes desde o início da infância e causam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico, profissional e em outras áreas importantes da vida do indivíduo. (APA, 2014).

“Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade”, afirma Heloneida da Gama. Ela destaca ainda que eles também possuem aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. “Muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, alguns tornam-se pianistas ou cantores incríveis”, finaliza. 

Cicleata Azul

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o espectro e incluir as pessoas autistas, a Associação Família Azul do Acre – AFAC está organizando uma cicleata, intitulada “Cicleata Azul”.

Segundo Heloneida da Gama, presidente da instituição, o evento será realizado neste sábado (15), com concentração e inicio às 15h na Praça Plácido de Castro, seguindo até a entrada do Ipê.

Durante a cicleata, também haverá distribuição de balões azuis e um carro de som, no qual será destacada a importância da conscientização e inclusão da pessoa com TEA.

O evento é gratuito e livre, sem a necessidade de inscrição. Para participar e apoiar a causa, você só precisar pegar sua Bike e ir até o local.

Heloneida também destacou que a iniciativa tem o apoio de diversos grupos de Bike da Capital Rio Branco e dos municípios, além da RBtrans, Star Motors, MLessa Car e Acre Pedal.

Associação Família Azul do Acre

Há 10 anos, antes de ser formalizada juridicamente, a AFAC consistia um grupo de apoio e acolhimento para as dores das mães que, após o diagnostico, enfrentavam muitas dificuldades.

Hoje a Associação Família Azul do Acre, constituída formalmente em 14 de agosto de 2015, é uma organização da sociedade civil e entidade sem fins lucrativos e tem como finalidade, defender os direitos e interesses das pessoas com Transtorno do Espectro Autista - TEA.

Nos termos da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, regulamentada através do decreto 6.949/2009, da Lei Federal 12.764/2012, da Lei Estadual 2.976/2015 e da Lei Municipal RBR 2.284/2018, somos uma instituição de Utilidade Pública, Estadual pela Lei nº 3.962 07/07/2022.

Nosso propósito é acolher, promover e articular ações de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com Transtorno do Espectro Autista - TEA, e a construção de uma sociedade justa e solidária.

Também orientamos, acolhemos as famílias no pré e pós diagnostico, articulamos ações com a saúde, educação, médicos, mães e terapeutas.

Campanha “Respeito para todo Espectro”

Como forma de divulgação da campanha “Respeito para todo Espectro”, realizada neste ano por entidades envolvidas nessa luta, usamos a hashtag da junção das palavras respeito e espectro: #RESPECTRO

 

Por Acre Pedal

Postagem Anterior Próxima Postagem