Sem moleza! Segunda etapa do estadual de ciclismo será neste domingo (26), na estrada Transacreana (AC90) e disputa promete ser acirrada

Percurso com longas e íngremes subidas é um dos mais difíceis e etapa é uma das mais esperadas da temporada.

Por Sávio Freitas  - com informações da Assessoria da FAC

Diferentemente da primeira etapa, em circuito plano, prova na Transacreana terá grandes ladeiras. Foto: Freitas Fotografias.

Após uma grande disputa na primeira etapa do Campeonato Acreano de Ciclismo de Estrada, atletas, dirigentes e equipes já estão nos preparativos e na expectativa para a segunda etapa, que será realizada na estrada da Transacreana, no próximo domingo (26). Um total de oito categorias disputarão o pódio em uma das provas mais aguardadas da temporada 2023.

O evento, que é organizado pela Federação Acreana de Ciclismo, em colaboração com o Corpo de Bombeiros, DETRAN e RBTRANS, conta ainda com o apoio do Grupo Star Motors, Distribuidora PHD, AcrePedal, Tv Simples Assim, dentre outros parceiros.

O Secretário da entidade, Gerliano Nunes, destaca que a cada temporada a organização vem buscando realizar melhores provas aos atletas e espectadores, destacando que a segurança dos competidores é primordial para a organização. Ele ainda ressaltou a importância de os atletas agilizarem a inscrição antes das etapas e atenção às regras do campeonato estadual.

O percurso desta segunda etapa é um dos mais difíceis para os ciclistas. Com longas e íngremes subidas e descidas velozes, os competidores vão precisar de bastante resistência, força, técnica e estratégia para administrar bem o corpo e a mente e buscar a melhor colocação no momento da chegada.

Na categoria elite masculino, os ciclistas irão percorrer o maior trajeto, somando um total de 100 km. A categoria elite feminino irá enfrentar um total de 60 km, mesmo percurso da categoria iniciante.

Em entrevista à nossa redação, Tuxauá Marques, presidente da federação acreana de ciclismo – FAC destacou que, há bastante tempo, as provas de resistência na estrada, não faziam parte do calendário estadual de ciclismo, principalmente, por falta de apoio dos órgãos competentes e responsáveis pelas estradas de rolamento rápido.

Mesmo ocupando o cargo de presidente da FAC, Tuxauá Marques não abandona o seu lado atleta e faz questão de de participar das provas. Foto: Freitas Fotografias.

“Em dois anos, enquanto diretoria da FAC tomamos a decisão de não realizar essas provas, para evitar algum tipo de problema com os atletas. Para o ano de 2023, a pedido de muitos que queriam uma prova de estrada, tivemos novamente uma conversa com os órgãos responsáveis e, dessa vez, conseguimos o apoio necessário”, lembra.

Tuxauá ressalta que há um grande número de atletas esse ano de 2023. “Se Deus quiser, vamos ter aí um grande pelotão na segunda prova de estrada na Transacreana” comenta.

Marques mencionou que hoje há muitos atletas treinando, independentemente do clima, que, no início de ano - em todo o estado - é bastante chuvoso. Ele diz que os atletas estão se empenhando bastante, que a estrada é muito boa e que será um desafio muito grande em todas as modalidades. A Quilometragem irá de 50 km até 100 km na elite.

“Todos estão visando treinar muito forte, vamos ter muitas competições aqui no Acre, não só no estadual, mas também provas tradicionais”. O presidente aproveitou para falar sobre o intercâmbio que fará com a cidade de Porto velho, sede da Copa Norte/Nordeste 2023 e também, da Copa Norte, uma novidade que, em sua opinião, vai dar um “up” em termos de treinamento, porque a chance de medalhas aumenta.

Para a etapa de domingo (26), Tuxauá afirma que tudo está sendo preparado com muito carinho e que a federação espera ter apoio de todos os atletas. Segundo Marques, 99 atletas participaram da primeira etapa e ele acredita que esse número possa se repetir.

Ciclistas da categoria Master B1 durante prova na Av. Amadeo Barbosa. Foto: Freitas Fotografias.

Atletas federados

Tuxauá aproveitou a oportunidade para comentar sobre o fato de que, a partir de agora, somente atletas federados podem participar do campeonato. “Nós estamos tentando profissionalizar o nosso esporte no meio amador, e isso só vai acontecer se realmente houver parceria com a confederação, federação e atletas”, afirma.

Segundo ele, essas medidas também serão para criar um ranking estadual com uma classificação e, a partir daí, os atletas possam participar de provas com o passaporte do campeonato e também, das seletivas para quem sabe, disputar provas nacionais.

Inscrições já estão disponíveis por meio de formulário online. Foto: Divulgação/FAC.

Inscrições já estão abertas e podem ser feitas online

As inscrições da segunda etapa já se encontram abertas e podem ser realizadas por meio do LINK DE INSCRIÇÃO, no grupo do WhatsApp ou no perfil do Instagram da Federação Acreana de Ciclismo (@federacaoacreanaciclismo). Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp 68 99971-9426.

Por AcrePedal








Postagem Anterior Próxima Postagem