Com uma excelente atuação na primeira etapa do estadual, o ciclista abriu vantagem do pelotão e conseguiu sustentar a fuga até a linha de chegada, conquistando a vitória.
Por Sávio Freitas
![]() |
Giovane segue na liderança do campeonato estadual na categoria Master B2. Foto: Freitas Fotografias. |
“O Kong”, como é conhecido no ciclismo, foi o grande vencedor da categoria Master B2, na prova de abertura do Campeonato Acreano de Ciclismo de Estrada, temporada 2023. Giovane é um ciclista bastante experiente e possui mais de 25 anos de vivência no esporte, fato este que contribuiu com seu excelente resultado, mesmo o atleta afirmando que ainda não está em sua melhor forma. "Ainda estou longe do meu melhor condicionamento, mas pretendo continuar treinando e melhorar para conseguir manter a liderança", cita.
Além do título de campeão da primeira etapa e a liderança do campeonato, Kong também teve mais motivos para comemorar. Segundo o atleta, já há algum tempo, estava em negociação e diálogo com dirigentes e amigos da equipe Team Pinto e, na ocasião do encerramento da primeira etapa, ele fechou contrato com a Equipe Team Pinto.
![]() |
Giovane em competição na Av. Amadeu Barbosa, na abertura do estadual 2023. Foto: Freitas Fotografias. |
Giovane diz que a primeira etapa ele correu sozinho e, como recebeu um convite para participar da equipe, aceitou e, a partir de agora, ele leva a camisa da Team Pinto. O ciclista afirma que está com uma boa expectativa para a próxima etapa.
“Todos nós temos a capacidade de ganhar, está todo mundo em um nível
alto, que vença o melhor, sem queda e sem acidentes, já que todos precisam
trabalhar. E vamos lá fazer uma prova boa", finaliza.
Em relação à vitória, Giovane diz que ficou surpreso, pois, acreditava que ele não iria conseguir sustentar a fuga que abriu faltando umas cinco voltas para o final. “Aguentei o meu ritmo e fui para o tudo ou nada e, graças a Deus, deu certo e ganhei a primeira etapa. Vamos pra segunda” destaca.
Com pouco treino o atleta relata que precisa correr com estratégia e se defender bem para conseguir ter o melhor resultado. A partir de agora ele terá também ajuda da equipe e poderá aumentar ainda mais as chances de continuar na liderança.
![]() |
Prova na Avenida Amadeu Barbosa abriu a temporada 2023 de ciclismo de estrada. Foto: Freitas Fotografias. |
Equipe completa
Em conversa com nossa redação, um dos líderes e também atleta da equipe Team Pinto, Alexandre Pinto, afirmou que, na próxima etapa, que será na estrada da Transacreana, eles estarão com toda a equipe. “Vamos para a segunda etapa com a equipe completa em todas as categorias”, destacou.
Segundo Alexandre Lima, as expectativas são de uma prova muito dura, com atletas bem treinados. “As marcações entre equipes irão atrapalhar muito as estratégias da corrida, porém faz parte do jogo", destaca.
A Equipe Team Pinto é também uma das favoritas e possui um plantel com atletas de alto nível. “Esperamos os melhores resultados”, finaliza.
Por AcrePedal