Mesmo com indecisão quanto à participação nas competições, Gezimar afirma que segue firme com os treinos e que ama o esporte e o ciclismo.
Por Sávio Freitas
![]() |
Da esquerda para a direita. Anselmo Buriti, Carlos Leblon, Gezimar Barreto e Emersoney Alves. Foto: Sávio Freitas. |
Em entrevista concedida à redação do portal Acre Pedal, no finalzinho da tarde desta segunda-feira de carnaval (20), o empreendedor e ciclista, Gezimar Barreto - 53, falou sobre suas expectativas para o Campeonato Acreano de Ciclismo, para a seletiva da Copa Norte/Nordeste e também sobre os treinos. Mesmo com incerteza de sua participação no Estadual de Ciclismo, Gezimar Barreto – O Gesa - afirma que continua firme com os treinos e que ama o esporte e o ciclismo.
Empreendedor
Além de ciclista, "Geza" - como é conhecido no meio dos amigos - É também mecânico de bicicletas e possui uma das bicicletarias mais conhecidas e movimentadas por aqueles que fazem parte do ciclismo de competição aqui da capital Rio Branco.
Sua loja já tem mais de 25 anos de existência e é ponto de encontro certo para os ciclistas mais antigos e também, para os novatos. Além de revender peças e acessórios novos, ele também revende bicicletas e peças seminovas.
A oficina do Geza
A oficina é ponto de encontro dos ciclistas, principalmente da modalidade Speed, a qual Geza faz parte. É na oficina do Geza que acontecem as resenhas dos treinos e os bastidores do ciclismo competitivo, fazendo com que o local seja bem movimentado, inclusive, até mesmo com churrascos, organizado pelos amigos mais próximos, todas às sextas-feiras.
![]() |
Gezimar e amigo Ney Vilela. Foto: Reprodução. |
Com toda essa agitação na loja, muitos amigos trazem suas bicicletas e até algumas peças e acessórios para vender, sabendo que terão maior visibilidade é aumentando as chances de vender seus produtos com mais rapidez.
Gezimar é um excelente mecânico e presta serviços de manutenção para diversos ciclistas, tanto de Speed, quanto de MTB. “Tenho muitos amigos no ciclismo e as pessoas vão indicando umas as outras, eles sabem que eu já tenho certa experiência e aí, vão trazendo as bicicletas para manutenção e reparos”, afirma.
![]() |
Gezimar Barreto e amigos ciclistas. Foto: Reprodução. |
Temporada 2023
Quanto às competições, Geza diz que no momento não se sente preparado para correr o campeonato acreano de ciclismo e nem para participar da seletiva para a Copa Norte Nordeste. Ele relata que alguns amigos já fizeram convites para que ele participe das equipes, que querem que ele participe do campeonato e vá para a seletiva e dizem que ele tem chance de ganhar uma passagem para a Copa Norte/Nordeste que, este ano será realizada no estado vizinho de Rondônia.
![]() |
Gezimar barreto em Competição de MTB. Foto: Andréia Ribeiro/Fotoesporte. |
Geza comenta que fica feliz com o apoio e incentivo dos amigos e que sabe que há essa possibilidade de vitória, mas que não se sente preparado, mesmo sabendo que ainda dá tempo de se preparar para a Copa. “Já fui três vezes! Vou deixar para os novatos, os que estão começando, tem muita gente boa aí na minha categoria, pelo menos uns quinze atletas”, conta.
Ciclismo
Quanto aos treinos e pedais com os amigos, Geza foi enfático: “Gosto do ciclismo, não vou deixar de estar no meio, gosto da galera, de todo mundo, de todos os meninos das equipes, não tenho nenhuma intriga com ninguém, gosto de todos e amo o esporte e o ciclismo também”, destaca. Ele ressalta que gosta bastante do ciclismo e que se tivesse mais dinheiro, iria investir ainda mais. Por seu tempo no esporte, sua oficina movimentada e suas amizades, Geza é bastante conhecido e querido por todos.
![]() |
Gezimar Barreto (Geza) à esquerda, e amigos, em ponto de parada do Treino dos Amigos. Foto: Emersoney Alves. |
O atleta
Gezimar sempre teve um excelente Sprint nas chegadas das competições. Com sua perspicácia e estilo próprio, por várias vezes surpreendia seus adversários com uma arrancada extremamente veloz, praticamente em cima da linha, sem chances para o adversário. Vitória garantida!
![]() |
Pódio de etapa do Estadual de Ciclismo. Foto: Reprodução. |
Mesmo afirmando que não pretende disputar o estadual, ou mesmo uma vaga na seletiva da Copa Norte/Nordeste, é bom que seus possíveis adversários "fiquem de olho", vai que ele deixa para decidir também assim, como nas provas e chegadas, de última hora, e pega todos de surpresa. Nunca se sabe!
Redação – Acre Pedal