Velocidade, rivalidade entre equipes e muita resenha marcam treino dos amigos durante o Carnaval

Com velocidade média de 45.6km/h entre o trecho de Senador Guiomard e Quatro Bocas, ciclistas batem recorde e treino dos amigos se configura como um dos mais velozes

Por Sávio Freitas - Reportagem especial de Carnaval

Ciclistas reunidos na rotatória da corrente antes da saída do "Treino dos Amigos". Foto: Sávio Freitas

Carnaval é época em que muitas pessoas caem na folia e aproveitam para extravasar e se divertir. Alguns ainda aproveitam o feriado prolongado para se retirar da cidade e passar alguns dias em chácaras, fazendas e sítios.

Já para alguns ciclistas de plantão, o momento é mais uma oportunidade de pegar a estrada e realizar treinos, passeios ou pedal com amigos. Seja para Lazer, diversão, saúde ou condicionamento físico, cada um tem seus motivos para sair por aí pedalando.

Com o grupo de ciclismo denominado “Treino dos Amigos” - liderado por Antônio Nascimento (O Jacaré) e Márcio Ferreira - não foi diferente. Nesta terça-feira de Carnaval (21), o grupo se reuniu como de costume, para o já conhecido pedal de terça-feira – “O Treino dos Amigos”, com saída da rotatória da Corrente, seguindo pela estrada de Senador Guiomard (Quinari), com destino às Quatro Bocas, retornando pelo mesmo percurso, com um total de mais ou menos 90 km.

Márcio Ferreira, 52, um dos organizadores do treino, conta que, como esse treino caiu em um dia de feriado, ele enviou mensagem para todos os grupos e a galera compareceu em peso. “Ritmo alto, disputa boa, mas quem é do treino dos amigos, agüentou o rojão”, destaca. Márcio é atleta da Equipe Team Pinto e vai competir no estadual na categoria Master C.

Atletas de diversas equipes e também aqueles que correm de maneira independente, estiveram presente, formando um grande bloco que entrou na estrada e já foi imprimindo um ritmo bastante forte, desde a saída, até o primeiro trecho, em Senador Guiomard.

Ciclistas em primeira parada/Senador Guiomard. Foto: Alesandre Melo.

Dalí em diante é que a eles realmente desceram o pé e fizeram força. Aproveitando o vento que soprava a favor e, com a grande rivalidade e disputa entre as equipes, o grupo que assumiu a dianteira (cabeça do pelotão) e impôs um ritmo extremamente forte e constante, com velocidades entre 48 km/h e 51km/h.

“O pedal foi forte”, destaca Rony Lima, ciclista da Equipe Team Honda. Ele diz que este foi um dos treinos mais fortes que ele já fez em grupo, com sua bicicleta de MTB. “Não teve nem pancada, foi só ritmo alto mesmo”, afirma. Rony corre na categoria Elite.

“Um show de pedal” comenta Alexandre Melo, 42. Ele diz que esse momento não deixa de ser uma confraternização entre os ciclistas, mas que também serve de treino. “Hoje foi um ritmo bem alucinante, ritmo de prova mesmo. A rivalidade entre os atletas de equipes diferentes traz uma tensão, o que deixa as disputas mais acirradas e isso ajuda a contribuir com a evolução do pedal”, comenta. Alexandre Melo corre na categoria Master B1.

Mauro Henrique, 15 (o Maurinho), um dos mais novos na categoria elite, afirma que, estar ali na frente, impondo um ritmo forte e revezando com outras equipes não é tarefa fácil, mas que - apesar de estar retornando agora - após um período de férias, está se sentindo bem para o campeonato e graças a Deus está evoluindo para buscar bons resultados nas competições. Maurinho corre pela Equipe Team Honda.

Ao final do trecho de 22 km, que liga o município de Quinari às Quatro Bocas, pela BR-317, o grupo havia registrado uma velocidade média geral de 45,6 km/h, marca esta que se configurou como um recorde para o percurso, fazendo com que muitos não conseguissem acompanhar e se desgarrassem.

Um dos ciclistas responsáveis por impor tal ritmo foi o atleta Kellyton Azevedo, 39, ciclista que corre pela Equipe Team Pinto. “Os treinamentos incluem esse tipo de ritmo, ainda mais agora, após o treinamento de base. Esse tipo de treinamento intenso em conjunto, só será comum, por minha parte, se condizer com o meu treino livre no meu cronograma de treinos. Hoje, foi um dia desses, caiu bem no meu treino livre. Por isso resolvi fazer algo que obrigasse a ter a zona cardíaca elevada por bastante tempo”, afirma.

Esse ritmo extremamente forte fez com que o pelotão fosse se fragmentando durante o percurso, e dessa maneira, apenas os mais condicionados e bem posicionados conseguiram chegar com o grupo principal. Muitas vezes um pequeno detalhe pode definir se você vai com a galera ou se fica na estrada. Alguns ciclistas fazem apenas uma parte do percurso, retornando para Senador Guiomard e aguardando o retorno dos outros.

Com a proximidade do início das competições é comum que os treinos se intensifiquem e os ciclistas atinjam um pico de condicionamento. É durante esses treinos em grupo que cada um vai se testar, observar os adversários e por seu condicionamento à prova.

Ciclistas em ponto de parada/Senador Guiomard. Foto: Alexandre Melo

 “Pedal dos amigos hoje foi de excelência! Galera toda de parabéns, principalmente os que estavam puxando na frente, Kellyton e Alexandre Pinto da Equipe Team Pinto, Maurinho, que é da nossa equipe Team Honda. Eu estava de MTB e consegui ir junto com eles, mas eles estão de parabéns, puxaram muito forte, tanto que registraram um novo recorde de velocidade, o pedal foi muito forte, muito bom”, destaca Antônio Frota, um dos líderes da Equipe Team Honda e atual campeão estadual de Speed e MTB.

Frota lembrou ainda o excelente desempenho do atleta Maurinho, que também é integrante da Equipe Team Honda. “O Maurinho está de parabéns demais. Estava puxando forte e conseguiu ir para a chegada junto com os outros. Hoje tinha bastante gente da equipe Team Pinto, uma equipe muito rival nossa, eu e o Rony estávamos de MTB e só o Maurinho de Speed”. Antônio Frota vai disputar o estadual na categoria Elite.

Um Carnaval bem diferente e com um grande bloco de ciclistas que aproveitaram o feriado para soltar as pernas,aquecer os pulmões e claro, para disputar e combater com possíveis adversários. Agora, é esperar o início das provas para acompanhar o show que eles vão proporcionar e, ao final, ver quem leva a melhor.

Da redação – Acre Pedal

Resenha após o pedal. Foto: Heliton Tessinari.

Postagem Anterior Próxima Postagem