Renda Extra: Ciclista pedala mais de 50 km diariamente pelas ruas de Rio Branco realizando entregas para aplicativos.

Com bicicleta pesando cerca de 20 kg, Thiago não desanima e enfrenta desafios diários pedalando pelas ruas da capital.

Por Sávio Freitas

Há mais de um ano ciclista ganha a vida realizando entregas em sua bicicleta. Foto: Acre Pedal.

A bicicleta vem ganhando cada vez mais espaço e destaque na capital Rio Branco. A cada dia, mais ciclistas dividem espaço nas ruas e ciclovias da nossa capital. Seja para ir ao trabalho, para prática de esportes ou ainda, para fazer entregas por meio de aplicativos, prática bastante comum atualmente.

Em meio à essa realidade, Thiago Rogério da Silva, solteiro, 31 anos, é um desses protagonistas que usa a bicicleta para garantir uma renda extra no fim do mês. Superando desafios diários, Thiago sai pelas ruas da cidade realizando entregas em sua bicicleta.

 

Thiago conta que mora com a mãe, padrasto e irmã. Sua jornada no mundo das entregas começou em um momento de desemprego, quando ele percebeu a oportunidade de trabalhar com entregas de bicicleta. "Eu estava desempregado, não conseguia emprego em lugar algum, aí eu vi as pessoas fazendo entrega de bike, então me cadastrei no aplicativo de entregas, comprei a Bag (bolsa) e comecei a trabalhar. Já estou trabalhando há mais de um ano", conta Thiago.

 

"Não existem batalhas impossíveis para quem está disposto a nunca desistir" - Thiago rogério. Foto: Acre Pedal

Com uma média diária de 50 km a 60 km, Thiago percorre as ruas da cidade pedalando em sua bicicleta do tipo Monark. Ele conta que tem planos de adquirir uma nova bike aro 29 para facilitar o trabalho. "Minha bicicleta é antiga e pesada, mas eu vou trocar. Vou comprar uma, aro 29, é o meu objetivo", revela.

 

A questão financeira é um dos pontos destacados durante a entrevista. Thiago compartilha que, embora o ganho não seja alto, "dá pra levar". "De bike a gente ganha pouco, mais para quem estava desempregado, melhor que nada!", comenta. Ele começou a trabalhar como entregador no dia 16 de janeiro de 2023, quando estava desempregado e buscando oportunidades.

 

As ladeiras da cidade são apontadas como a principal dificuldade no trabalho de Thiago. "As ladeiras que complicam, cansa mais, pois a minha bicicleta é de ferro, mais pesada, então é mais difícil subir as ladeiras, mas no plano não cansa muito não", explica.

 

Thiago inicia suas jornadas diárias às 6h da manhã e encerra por volta das 15h, evitando trabalhar à noite devido aos riscos. "Eu não gosto de trabalhar à noite, é mais perigoso", afirma.

 

As dificuldades diárias não tiram a alegria e a vontade de vencer de Thiago. Foto: Acre Pedal.

Questionado sobre seus planos para o futuro, Thiago revela um desejo simples, mas significativo: "No momento, eu quero conseguir comprar uma bicicleta melhor, com quadro de alumínio, estilo aro 29, através dela, quero juntar dinheiro para comprar minha moto."

 

Encerrando a entrevista, Thiago deixa uma mensagem inspiradora para todos que enfrentam desafios: "Algumas coisas ruins acontecem para aprendermos a ficar mais fortes, nunca é tarde para fazer o que ainda movimenta os seus sonhos. Gostaria que você soubesse que existe dentro de si uma força capaz de mudar sua vida."

O portal Acre Pedal está organizando uma campanha de doações para ajudar o Thiago a adquirir uma nova bicicleta. Para participar, basta clicar no Link abaixo e acessar a página da Campanha. Participe!

Link da Campanha Ciclista Solidário: campanhadobem.com/ajudeothiago

 

Por Acre Pedal – o portal do ciclismo acreano.


Postagem Anterior Próxima Postagem