FAC promove reunião com líderes de equipes e grupos de ciclismo do Acre.

Encontro teve como principal objetivo tratar de assuntos relacionados ao calendário estadual, filiações e inscrições dos atletas para as etapas da temporada 2024.

Por Sávio Freitas

Encontro entre FAC e líderes de equipes e grupos de ciclismo do Acre. Imagem: Neia Marques.

Na última quinta-feira (18), às 18h30, o auditório da Secretaria de Educação do Estado se tornou palco para um novo momento do ciclismo acreano. Atendendo ao convite realizado pela Federação Acreana de Ciclismo (FAC), líderes e representantes das principais equipes do estado reuniram-se para, juntos, debaterem sobre as principais ações da instituição no tocante a temporada 2024.


Gestão democrática e participativa

O encontro foi motivado por uma necessidade cada vez mais latente de um diálogo aberto entre a FAC e os diversos grupos e equipes de ciclismo do estado. Segundo o presidente da federação, Tuxauá Marques, nos últimos anos, houve um crescimento exponencial do ciclismo no estado e, aliado a esse fato, o surgimento de equipes e grupos de ciclismo. “A atuação da FAC deve acompanhar esse crescimento, ampliando sua comunicação e atuação e, dessa maneira, realizar uma gestão mais democrática e expansiva em todas as categorias e modalidades do ciclismo local”, declarou.

Dentre as pautas abordadas, maior destaque para a apresentação e discussão do calendário estadual, temporada 2024; novos procedimentos de filiação dos atletas, tanto os novos, quanto os já federados; valores das inscrições para as provas do campeonato; dentre outros assuntos. Segundo o presidente da FAC, este foi apenas o primeiro, de muitos outros encontros dessa natureza, que a FAC pretende organizar a partir de agora.

Líderes de diversas equipes e grupos estiveram presentes no encontro, que foi marcado por um clima de harmonia e diálogos, com questionamentos e sugestões de melhorias para as pautas apresentadas.

Rodrigo Schommer, representante da Equipe Viking, destacou que o encontro foi um momento crucial de alinhamento entre a instituição e dirigentes de equipes. “Foi um encontro muito importante. Para mim, em especial, a oportunidade de esclarecer alguns pontos de atrito que vinham acontecendo nos bastidores e que, ao final, ficou claro que todos buscam o melhor para o ciclismo acreano”. Para Schommer a reunião manteve um alto nível, o que o deixou bastante satisfeito com o resultado.

A Federação Acreana de Ciclismo deu um passo significativo em direção à transparência e participação da comunidade ciclística, junto às decisões da FAC. A reunião extraordinária, ocorrida na última quinta-feira, marcou o início de uma série de encontros para discutir os principais eventos e projetos do ciclismo no estado.

Tuxauá Marques, presidente da FAC destacou que essa iniciativa visa a inaugurar uma nova fase para a instituição, pautada em uma gestão mais democrática e participativa, em constante diálogo com toda a comunidade ciclística, em suas diversas modalidades e categorias para, juntos, construirmos um trabalho colaborativo que possa contribuir com o crescimento e desenvolvimento do ciclismo como um todo.

Durante o evento, diversos temas fundamentais foram apresentados, dentre eles, o novo formato de filiação e mudanças nas datas das provas. Destacando o compromisso com um campeonato mais inclusivo, Gerliano nunes, primeiro secretário da FAC, revelou que "em breve, serão repassadas mais informações quanto às datas do calendário estadual, os valores das inscrições e filiações, bem como os procedimentos para filiação, datas e demais cronogramas."

A mudança significativa no processo de filiação também foi enfatizada. Antônio Nascimento, representante do Grupo Top+, afirmou que "foi de grande importância a iniciativa da Federação Acreana de Ciclismo em ouvir as equipes antes da elaboração do calendário estadual para 2024." O novo modelo digital e a abertura para filiações durante todo o ano foram pontos importantes.


Incentivo à filiação de novos atletas

Nascimento sugeriu à FAC a possibilidade de se oferecer um incentivo para com aqueles atletas que estão iniciando no esporte, no sentido de oferecer um mecanismo que possa incentivá-los ainda mais nesse momento. “Vejo com carinho, para aqueles que fazem parte dos grupos de pedal e que desejam participar das competições de ciclismo pela primeira vez que, se possível, a FAC possa disponibilizar um valor mais acessível, no que se refere às filiações desses atletas iniciantes.” Comentou.

“A reunião foi satisfatória, em todos os aspectos”, afirmou Cícero Ferreira, representante da Equipe Team Power. O atleta também ressaltou a flexibilidade da FAC em ouvir as reivindicações, observando que "a federação mostra grande preocupação com os atletas de base, os atletas Master e também as preparações para competições de nível nacional, como por exemplo: Copa Norte- Nordeste, o Brasileiro, os jogos estudantis, dentre outros”, lembra Cícero.

O atleta também mencionou as ações da atual gestão da FAC, na pessoa do seu presidente, Tuxauá Marques que, sempre está à disposição para estar ajudando os atletas na sua evolução. “Sabemos que é uma carga difícil, que é um uma entidade que tem pouco apoio e muito trabalho, pouca gente para ajudar, muita gente para criticar, mas que ano após ano, vem fazendo sempre o melhor. Essa é a visibilidade que a gente tem da nossa Federação hoje. É sempre melhorar e sempre procurar recursos para levar os atletas para um nível mais alto de competição.”


Novo formato de filiação

Desde o ano de 2023, as carteiras físicas foram “aposentadas”. A partir de agora, as carteiras serão digitais e os atletas poderão se filiar durante o ano inteiro. As filiações realizadas até a 1ª etapa de Estrada terão um valor distinto das filiações realizadas posteriormente. Os valores e datas ainda estão em discussão e em breve serão apresentados ao público.

As filiações dos atletas para a temporada 2024 se darão por meio de inscrição online, feita pelo próprio atleta, na plataforma BIGMIDIA, da própria CBC. Haverá duas opções para filiação. Uma para os atletas que pretendem renovar sua filiação e outra para novas filiações daqueles atletas que ainda não se filiaram em anos anteriores.

Importante destacar que o procedimento de validação da filiação é feito pela federação e a CBC, mediante a confirmação do pagamento. Somente participará do campeonato o atleta devidamente federado.

Destacando a preocupação com os atletas iniciantes, Felipe Mendes, da Equipe Mega Giro, elogiou a decisão de deixar a filiação aberta durante o ano inteiro, tornando-a acessível. "Interessante esse ano foi a decisão de deixar a filiação aberta durante o ano inteiro, uma forma de agregar, quem quer que seja, durante a temporada", destacou.

Emili Santos, líder do grupo Seven Bikers Rio B ranco, expressou que a reunião foi esclarecedora e abriu perspectivas para novos temas. Ela afirma que, a partir de agora, buscará ter uma maior comunicação com a FAC para elucidar certas questões fundamentais para o seu grupo.


AcreRace

O organizador de uma das maiores provas de MTB da região norte, Istanrley Rocha, representante do Acre Race, também destacou a positividade do encontro e a possibilidade de ajustes nas datas das provas, promovendo um campeonato maravilhoso.

“A reunião foi muito positiva, inclusive para o Acre Race, no sentido da possibilidade de adequação das datas das provas, junto com a federação, junto com outras equipes, junto com o interior também, que promove eventos.”

Para Istanrley, a federação está muito bem alinhada na intenção de unir o ciclismo e os grupos de ciclismo, tratando de assuntos pertinentes como, por exemplo, a criação do calendário estadual, as etapas do Speed e MTB, enfim, uma reunião muito positiva e eficaz. “Precisamos nos unir para realizar um campeonato 2024 maravilhoso, que todos possam competir de forma saudável e que vença o melhor.” Lembra.


Criação de um calendário estadual oficial

Durante o encontro Rocha sugeriu ainda que seja criado um calendário estadual oficial com todas as principais competições, construído em parceria com todas as entidades, órgãos e iniciativas que promovem o ciclismo no estado, unificando e apresentando um calendário oficial com o objetivo de evitar possíveis conflitos de datas entre as diversas provas que acontecem no estado e ainda, alinhando esse calendário com as datas das principais provas nacionais.

A reunião, elogiada pelos representantes das equipes, demonstra o compromisso da Federação Acreana de Ciclismo em fortalecer o esporte no estado. A FAC promete mais encontros para definir detalhes do calendário, reforçando sua postura democrática e aberta ao diálogo.

"Queremos parabenizar a Federação Acreana de Ciclismo pela iniciativa desta reunião. Estamos fazendo de tudo para que esse ano seja o melhor para o ciclismo do Acre", afirmou Rafael Moraes, representante da Equipe Casa Araújo.

Rafael também destacou que a Equipe Casa Araújo fará de tudo para que esse ano seja o melhor ano que o ciclismo do Acre já teve, que junto a todas às equipes, possamos ter um campeonato disputado e limpo para que todos, dentro e fora das pistas, fiquem felizes e motivados.

Sobre os planos para a temporada, Morais afirma que A Team Casa Araújo inicia 2024 com um plantel de 23 atletas subdivididos em todas as categorias. “Estaremos participando do calendário proposto pela FAC para o ano de 2024 e o nosso alvo principal é sempre promover a prática esportiva, unir atletas e fortalecer esse belo esporte em nosso Estado. Estaremos buscando, nas trilhas ou na estrada, levar o Estado do Acre a um patamar mais alto, sempre com respeito, dentro e fora das competições”, concluiu.

"Reunião de excelência, a qual foi colocado vários pontos de interesse mútuo para iniciarmos esse campeonato com muita harmonia," destacou Antônio Frota que, juntamente com Wellington Thomazini, representaram a Equipe Team Honda."Achei legal a junção de todos em prol do crescimento do ciclismo," finalizou Frota.

Cancelamentos e adiamentos de provas

Um ponto sensível que também entrou em debate foram as alterações que ocorrem nas datas das provas durante o ano. Em comum acordo os presentes decidiram que, em situações extremas e/ou que exijam uma flexibilidade quanto às datas das provas, estas, poderão ser canceladas e adiadas, fato este que, muitas vezes, pode gerar desconforto, contudo, vale salientar que, infelizmente, nem sempre é possível seguir o cronograma previsto.


Encontro positivo

O presidente da FAC, Tuxauá Marques, também avaliou o encontro como bastante positivo. Segundo ele, a federação vem buscando ampliar esse diálogo com os diversos grupos, equipes e representantes do ciclismo estadual, sempre na busca de melhorar a gestão e em prol do esporte. Marques destacou que essa foi apenas uma primeira reunião geral e que, em breve haverá outros encontros para definições e apresentação de todo o cronograma para a temporada 2024. “Muitos representantes e líderes de grupos e equipes não puderam participar desse encontro e nós queremos incluir a todos, por isso, é importante lembrar que teremos mais iniciativas como essa, destacou.”

Marques finalizou agradecendo, em nome de toda a diretoria da FAC, ao Secretário de Educação Estadual, Aberson Carvalho que, juntamente com sua equipe, disponibilizaram o auditório da secretaria para a realização do encontro.

Relação de líderes e representantes presentes no encontro:

Clique no nome desejado para ser direcionado ao Instagram dos grupos/equipes.

Antônio Nascimento - Top+

Antônio Frota - Team Honda

Cícero Ferreira - Team Power

Emili Santos - Seven Bikers Rio Branco

Felipe Mendes - Mega Giro

Gerliano Nunes - FAC

Hiago - Seven Bikers Rio Branco

Istanrley Rocha - Acre Race

Rafael Morais - Team Casa Araújo

Reginaldo Dantas - Grupo Capivara

Rodrigo Schommer - Team Viking

Ronilson Quatipuru - RC Team

Wellington Thomazini - Team Honda

Sávio Freitas - Acre Pedal

Tuxauá Marques - FAC


Por Acre Pedal

Postagem Anterior Próxima Postagem