A copa que vale pelo ranking nacional de ciclismo de estrada, contou com a participação de 16 estados
Por Gerliano Nunes/Secretário da FAC
![]() |
Delegação acreana de ciclismo. Foto: Reprodução. |
A delegação do Acre composta por vinte e sete atletas esteve presente na Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada 2023 que aconteceu na cidade de Porto Velho, do dia 18 a 20 de agosto. A participação foi garantida através da Federação Acreana de Ciclismo – FAC. Foi o maior grupo acreano que já esteve presente nesse tipo de competição.
A copa que vale pelo ranking nacional de ciclismo de estrada, contou com a participação de 16 estados. Os acreanos estiveram competindo em quase todas as categorias, desde as de base até as dos veteranos. Outro dado interessante é que a primeira vez o Acre também teve 5 mulheres participando da competição, feito inédito.
Ao todo foram conquistadas três medalhas de ouro, cinco medalhas de prata e três medalhas de bronze, totalizando doze medalhas. O Acre finalizou com 287 pontos e ficou na quarta colocação geral e na quinta posição do quadro geral de medalhas. No ano de 2022, o Acre ficou na oitava posição. Isso mostra que o ciclismo acreano teve um ótimo resultado, mérito dos seus atletas e do trabalho feito pela comissão da federação.
Todos os atletas acreanos buscaram seu melhor rendimento, sendo que os destaques ficaram com o grande Antonio do Nascimento, o Jacaré, da categoria Master D1 e um dos maiores medalhistas acreanos das copas, que nesta edição saiu com duas medalhas de ouro e uma de prata. Outro destaque foi o forte atleta Antonio Frota, da categoria Master B1, que saiu com um ouro, uma prata e um bronze.
Lázaro de Sousa, atleta da categoria Master A1, saiu com uma prata e um bronze e teve um ótimo resultado. Outros destaques foram as categorias de base com Mauro Henrique, da Juvenil Masculino, que saiu com duas medalhas de prata e uma de bronze e Letícia Macedo, da Juvenil Feminino que conquistou bronze.
Na avaliação do Presidente da federação, Tuxauá Marques, o resultado geral foi excelente para o Acre. Fizemos um trabalho dentro do campeonato estadual esse ano de 2023, visando a preparação para a Copa e os resultados estão se concretizando, o que nos leva ao fato de que estamos no caminho certo para o ciclismo competitivo e de alto rendimento.
O Presidente finaliza ressaltando o trabalho de toda a equipe diretora da federação e a todos os apoios que foram importantes para levar o Acre até o Estado de Rondônia, com o aparato necessário aos atletas e equipe técnica.
Por Acre Pedal - Especial Copa Norte/Nordeste de ciclismo 2023.