Federação Acreana de Ciclismo realiza testes com Chips eletrônicos para cronometragem das competições

Tecnologia adquirida por meio de convênio entre a FAC e Governo do Estado é a única entre as federações de ciclismo da região norte.

Por Sávio Freitas

Novo recurso será utilizado pela primeira vez na abertura do estadual de MTB. Foto: AcrePedal.

A federação acreana de ciclismo, na pessoa do seu presidente Tuxauá Marques e do primeiro secretário e diretor de prova Gerliano Nunes, realizou nesta sexta-feira (21) os primeiros testes com os chips eletrônicos que serão utilizados para a cronometragem das provas de ciclismo.

Segundo o presidente da FAC, Tuxauá Marques, a aquisição do sistema eletrônico de cronometragem foi uma conquista da Federação Acreana de Ciclismo por meio de um convênio realizado entre a FAC, o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte – SEE/AC.

O novo sistema será utilizado a partir da próxima etapa do estadual, a primeira do MTB, que será realizada na trilha do Ramal do Padeiro – no próximo domingo (30) no município de Senador Guiomard – Quinari.


Único da Região Norte

A tecnologia, única entre as federações de ciclismo da região norte, será um recurso há mais que irá garantir mais isonomia, segurança e transparência no processo de cronometragem das competições, além é claro, de permitir que os atletas também tenham acesso às informações da competição como, por exemplo: tempo das voltas, distâncias, dentre outros.

Marques destacou que a federação ainda fará uso da cronometragem e acompanhamento manual da prova, como já vinha sendo feito. Ele comentou que essa também é uma recomendação da própria Confederação Brasileira de Ciclismo e que tal atitude tem por objetivo garantir ainda mais segurança no controle das competições.

Gerliano Nunes e Kellyton Azevedo realizando instalação e configuração do sistema. Foto: AcrePedal.


Primeiros testes

Aproveitando o feriado de Tiradentes, a federação convidou alguns atletas para que participassem dos primeiros testes com os chips. O local escolhido foi o loteamento Buriti - Cidade Jardim, local de realização da segunda etapa do campeonato acreano de ciclismo, no último domingo (16).

Para a instalação e configuração de todo o sistema, a FAC contou com o suporte do atleta Kellyton Azevedo, atleta da Equipe Team Pinto e profissional de TI. Além da instalação, configuração e ajustes, Kellyton também dará um treinamento para a equipe que ficará responsável por toda a operação no dia da competição.

Para o atleta da categoria Master C - Francisco Gomes – O “Chaguinha”, essa tecnologia é muito importante para evitar qualquer dúvida dos atletas referente à cronometragem da prova. “Veio para somar, tipo o VAR! O VAR do ciclismo”, comentou.

Emersoney Alves, membro da diretoria da FAC realizando instalação do Chip. Foto: TV Simples Assim.


Primeira etapa do MTB 2023

No domingo próximo (30), será realizada a primeira etapa do estadual de MTB da temporada 2023. O percurso definido para a competição é o já conhecido “Ramal do Padeiro”, localizado no município de Senador Guiomard – Quinari.

Além de exigir um excelente condicionamento dos atletas, o circuito conta com trechos que necessitam de técnica e bastante domínio para não perder o controle da bicicleta. Deste o início da semana vários ciclistas já estão realizando o reconhecimento da trilha e treinando forte para a competição.

As inscrições para a prova já se encontram abertas e podem ser feitas por meio do Link disponível no Instagram da Federação Acreana de Ciclismo e no portal Acre Pedal. Você também pode clicar aqui e realizar sua inscrição.


Por Acre Pedal

Postagem Anterior Próxima Postagem