Com recorde de ciclistas, Pelotão “Contorno das BRs”, no Acre, se firma como um dos maiores treinos em grupo da região norte do país.

O tradicional pedal, realizado há mais de 13 anos e, inicialmente com presença predominante de ciclistas de estrada, vem ganhando cada vez mais adeptos, inclusive do MTB, que se unem ao grupo para percorrer os mais de 80 km de percurso.

Reportagem Especial - Por Sávio Freitas

Pelotão Contorno das BRs. Trecho BR-317, sentido Senador Guiomard. Foto: Reprodução/Canal TV Simples Assim.

Clima Perfeito

O tempo nublado que marcou o início do dia, no último sábado (11), serviu apenas para dar um susto em quem se preparava para o pedal. Para a alegria dos ciclistas, o tempo mudou e transformou-se em um belo dia de muito sol e céu azul, cenário perfeito para os que esperam a semana inteira para o tradicional Pelotão de sábado, conhecido como o Contorno das BRs. Ricardo André, Youtuber do canal TV Simples Assim e parceiro do Acre Pedal, esteve presente e registrou os melhores momentos do pedal com belíssimas imagens, disponíveis em seu canal no Youtube.

Expectativas

“Enquanto não chega o momento da saída, os ciclistas aguardam e aproveitam o momento para descontrair, bater papo com os amigos, fazer fotos e traçar as estratégias para o treino. Para saber como estava o clima e a expectativa, Ricardo André, canal TV Simples Assim, conversou com alguns deles antes da largada.

“Hoje eu vou de bike...acompanhar essa galera aí. Se eles deixarem eu vou...se eles deixarem, eu continuo...”afirma Evandro Maciel, 45. Evandro corre pelo terceiro ano consecutivo com a camisa da Equipe Sportix e vai disputar o campeonato estadual 2023 na categoria Master B2 no Montain Bike e Speed.

Evandro Maciel/Ciclista. Foto: Reprodução/Canal TV Simples Assim.

Apesar do escaldante sol, castigando os ciclistas, Leidinha Lima conta que “não desiste e está na estrada”. Em 2021 Leidinha foi Vice-Campeã Estadual de MTB Feminino. Este ano pretende participar nas categorias Elite - MTB/Speed.

Leidinha Lima/Ciclista. Foto: Reprodução/Canal TV Simples Assim.

Para o ciclista Geovani Fernandes, 45, campeão da tradicional prova ciclística “Travessia dos fortes”, no ano de 2014, em Rondônia, o diferencial do pelotão deste sábado foi a cobertura que o canal TV Simples Assim se propôs a fazer. Segundo o atleta a galera gosta de ver os vídeos e eles vão “botar pra cima”. “Daqui para as quatro bocas vai ser uma brincadeira boa, com essas subidas aí”, completa Joceone Fernandes (O Baiano), irmão de Geovani.

Irmãos Geovani Fernandes e Joceone Fernandes/Ciclistas. Foto: Reprodução/Canal TV Simples Assim.

Segundo Helliton Tessinari, 40 - ciclista Master B1 - com a proximidade da primeira etapa do estadual os ciclistas estão focados e isso é uma motivação para melhorar o rendimento dos atletas.

Helliton Tessinari/Ciclista. Foto: Reprodução/Canal TV Simples Assim.

“O sol está quente, mas vai “Valer a pena”. Saímos de casa para fazer esse treino aí bacana,  representar a equipe, vestir a camisa”, afirma Valmir Martins, 36, ciclista iniciante da Equipe Cachorro Louco.

Valmir Martins/Ciclista. Foto: Reprodução/Canal TV Simples Assim.

Quem não poderia faltar também no contorno é o Ronilson Gomes (Ronilson Catipuru). Quando não está pedalando, o ciclista é presença confirmada nos treinos. Com sua motocicleta, Ronilson dá suporte para os ciclistas, sempre ajuda com o trânsito e, de quebra, dá aquela força para aqueles que se atrasam do grupo principal. Ronilson é ciclista de Speed, categoria Master B1.

Ronilson Catipuru/Ciclista. Foto: Reprodução/Canal TV Simples Assim.

Mestre Da Silva, como é conhecido, 63, integrante da Equipe Cachorro Louco e grande incentivador do ciclismo acreano, conta que todos os sábados eles estão no Pelotão e que é um pedal ritmo de competição. Segundo ele a Equipe Cachorro Louco já conta com 34 atletas entre diversas categorias e modalidades. Ele compete no estadual na categoria Master D.

Mestre Da Silva/Ciclista e grande incentivador do esporte. Foto: Reprodução/Canal TV Simples Assim.

Resistindo

Com tanta expectativa para este dia, eu também não queria ficar de fora e fiz o possível para participar do pelotão. Com pouca carga de treino e em recuperação de uma virose, não obtive um bom rendimento, mesmo assim, consegui sobreviver por ali, em meio ao grande bloco. A estratégia adotada foi fazer um revezamento com meu irmão Samuel Freitas. Deu certo!

Sávio Freitas e Samuel Freitas, à esquerda. Cofundadores do portal Acre Pedal. Foto: Arquivo Pessoal.

Esse treino já acontece há mais de 13 anos e vem ganhando cada vez mais adeptos e isso nos deixa feliz e motivado a continuar treinando para poder participar e estar junto dos amigos e claro, praticando uma atividade saudável.

Portal Acre Pedal

Estamos iniciando o trabalho com o portal Acre Pedal, antigo projeto que, a partir de agora, toma maiores proporções e tudo isso vem somar com o esporte e com o ciclismo praticado em todo o Acre. O canal TV Simples, que já vem desenvolvendo um excelente trabalho, é nosso parceiro nessa caminhada.

Ricardo André/Canal TV Simples Assim e Sávio Freitas/Ciclista e idealizador do portal Acre Pedal.Foto: Sávio Freitas. 

O Pelotão

O Contorno das BRs tem saída sempre às 14h, do Posto do Mercado do Bosque da corrente, seguindo pela BR-364, sentido Porto Velho-RO.

Esse primeiro trecho é um dos mais difíceis. Os primeiros 10 minutos iniciais são decisivos para garantir a ida com o grupo, sem ficar pelo meio do caminho. Até o posto da Polícia Rodoviária Federal, o percurso é praticamente plano e as velocidades oscilam entre 45 a 55 km/h, algo extremamente difícil de suportar quando não se está devidamente condicionado.

Após a Polícia Rodoviária Federal o trajeto já inicia com subidas, sendo que uma delas possui mais de 1 km de extensão. Esse percurso possui cerca de 25 km e encerra no  entroncamento chamado “Quatro Bocas”, onde os ciclistas fazem a primeira parada.

Os ciclistas fazem o abastecimento e aproveitam também para descansar um pouco e aguardar a chegada dos que se atrasaram. Após os 15 minutos de parada, todos seguem para enfrentar mais 22 km pela Estrada do Pacífico, BR-317, por um trajeto praticamente plano e com bastante vendo lateral, exigindo dos ciclistas um posicionamento estratégico dentro do grupo, afinal, ninguém quer ficar exposto totalmente ao vento e se desgastar além do necessário. O percurso finaliza com chegada no município de Senador Guiomard (Quinari).

Pelotão Contorno das BRs. Trecho BR-317, sentido Senador Guiomard. Foto: Reprodução/Canal TV Simples Assim.

O município do Quinari é o último ponto de parada antes da chegada em Rio Branco. É o momento de tomar aquela Coca-cola estupidamente gelada, fazer uma breve resenha, tirar algumas fotos e seguir com destino a Rio Branco, para o último percurso, fechando praticamente um total de mais de 80 km desde a saída.

Esse último trecho é o mais curto e veloz. A maior parte do percurso é plano e descida e eles já estão todos aquecidos e prontos para gastar a última energia durante o percurso e também, na chegada, com o tão esperado, sprint final, momento no qual o atleta vai ao seu limite máximo e põe todas as suas forças com o objetivo único de ultrapassar seu adversário e ser o primeiro na linha de chegada.

Ao final, a maior parte dos ciclistas reúnem-se em uma praça que fica em frente ao posto da Polícia Federal (Corrente) e aproveitam para fazer a resenha final, registrar o momento e descansar, antes de seguirem para suas casas. Os comentários e conversas não param aí, se estendem por toda a semana até o próximo sábado. E aí já sabe né...começa tudo novamente!

Resenha final do Pelotão Contorno das BRs. Foto: Arquivo Pessoal.

Maior da Região Norte

Com número recorde de participantes, o pelotão dessa semana, que reuniu mais de 70 ciclistas, firmou-se como um dos maiores e mais antigos treinos em grupo realizados na região norte do país. Apesar de existirem outros grupos de pedais no Acre e na capital Rio Branco, o grande diferencial do Pelotão (Contorno das BRs) está no nível exigido para se percorrer e na distância.

É um treino extenso e que exige um alto nível de condicionamento. A maioria dos ciclistas que iniciou esse pedal eram ciclistas de competição, com o passar do tempo, muitos outros foram começando a fazer parte e hoje, ciclistas de diversas idades, modalidades e categorias reúnem-se ao sábado para participar desse treino. Por este motivo, com essas características, o Pelotão se firma como um dos maiores da Amazônia.

Pelotão Contorno das BRs. Trecho final - Senador Guiomard/Rio Branco. Foto: Reprodução/Canal TV Simples Assim.

Melhores Momentos

Os melhores momentos do treino dessa semana você pode conferir no canal TV Simples Assim, no YouTube.  Pegue carona com as imagens e venha sentir um pouco da emoção que é participar desse pelotão. Próximo sábado tem novamente. Se você ainda não participou, quem sabe possa será sua vez de juntar-se a nós!

 

Redação – Acre Pedal 


Confira as imagens do pelotão disponível no Canal TV Simples Assim.




Postagem Anterior Próxima Postagem